Idoso foi levado até o pronto-socorro da Lapa; dono de estabelecimento e cliente acionaram a Prefeitura, mas não tiveram retorno.
Funcionários de uma pizzaria na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, acolheram um morador de rua que passava frio na noite de quinta-feira (4). O comerciante responsável pelo estabelecimento e um cliente informaram que acionaram a Prefeitura para realizar o resgate, mas não conseguiram atendimento.
O estudante Pedro Fernandes de Macedo e o comerciante Thiago Lúcio foram os responsáveis por prestar atendimento ao morador de rua João Ferreira Alves, de 63 anos.
O idoso, que tomou chuva durante a tarde, estava sofrendo com o frio a algumas quadras da pizzaria. Os funcionários se preocuparam com a situação e o levaram para dentro do estabelecimento.
Pedro e a mãe dele decidiram ligar para o Samu ao verem o homem tremendo, mas foram informados que não teria uma ambulância disponível para ir buscar o idoso. A atendente também informou que eles teriam que esperar por pelos menos três horas pelo atendimento.
O dono da pizzaria resolveu levá-lo de carro para o pronto-socorro da Lapa. A Prefeitura só retornou a ligação às 2h, quando o morador de rua já estava no hospital.
João é cearense e está sozinho em São Paulo. Ele disse que foi bem atendido no pronto-socorro, e já deixou o hospital. Nesta sexta ele ainda não sabe onde passará a noite.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informou que registrou o pedido de ajuda a este morador de rua no sistema, mas, quando a equipe chegou ao local, ele já tinha saído.
A Prefeitura informou, ainda, que na madrugada de quinta realizou 211 acolhimentos de moradores de rua.
A coordenação do Samu disse que o pedido de ambulância foi cancelado pelo solicitante, até porque ele já tinha levado o idoso para o hospital.
Fonte: G1