O primeiro relato de Capivaras no Jaraguá chegou há cerca de 3 meses via inbox, no caso a moradora informou o avistamento na famosa Curva do S.
Dia 30 de Julho eu consegui filmar uma Ao Vivo no Retão (Parque Pinheirinho D’Agua). Veja o vídeo, clique aqui!
Hoje (05/09) mais uma moradora me enviou mensagem relatando a presença do roedor no bairro, novamente na Curva do S. Se você não sabe onde fica o local, no final do texto explico com mais detalhes.
Elas já existiam no Jaraguá?
Moro a 30 anos no Bairro, e só agora em 2017 que tomei conhecimento que elas habitam nosso bairro. Mas importante salientar que elas sabem nadar e se locomovem atrás de alimentos também por córregos e esgotos. A que eu filmei no Retão estava com odor muito forte de esgoto, mesmo a alguns metros de distancia consegui sentir o cheiro.
Capivaras podem causar acidentes?
Vou usar a Capivara que eu gravei como exemplo. Ela seria equivalente ao tamanho de um Porco bem grande, com certeza o tamanho e peso x a velocidade de um veículo além de matar o animal poderá fazer o carro rodar, motociclista bater a cabeça, bater em um poste ou colidir com outro automóvel.
A Capivara é considerada o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura. (fonte Wikipedia)
Onde fica a Curva do S e porque ela é Perigosa
A Curva do S fica em uma das saídas que liga o Bairro Jaraguá a Pirituba, mais precisamente na Vila Pedreira (próximo ao Santuário Católico).
O nome real da Curva do S é Av. Dr. Felipe Pinel e possivelmente ganhou esse apelido por ser uma Avenida repleta de curvas fechadas.
Importante salientar que boa parte dessa avenida é proibido ultrapassar devido as vias serem estreitas e repletas de curvas.
Dos 3 casos que temos informações 2 foram na Curva/Estrada do S e ambas as moradoras enviaram mensagem relatando que “quase” atropelaram o animal e consequentemente sofreriam um acidente grave.
A minha dica para você que está lendo esse artigo é ir com calma na Av. Dr. Felipe Pinel principalmente nas curvas evitando atropelar as Capivaras e claro não sofrer nenhum acidente.
***