Prefeitura de SP cria a bandeira 3 para taxistas que trabalham na saída de grandes eventos -Saiba mais
A Prefeitura de São Paulo autorizou nesta quarta-feira (6) que os táxis da cidade possam utilizar a bandeira 3 em suas corridas -ou seja, uma terceira faixa tarifária a ser usada na saída de eventos.
Continua abaixo
A bandeira 3 significa um acréscimo de 30% à tarifa da bandeira 2. Por sua vez, a bandeira 2 já é 30% mais cara do que a tarifa convencional. A medida atende a um pedido dos taxistas.
Tanto a bandeira 2 como a bandeira 3 em São Paulo são de uso opcional do taxista. O profissional deve alertar ao passageiro previamente que uma corrida será feita sob uma tarifa mais cara.
Segundo as novas regras, a bandeira 3 será utilizada apenas na saída de grandes eventos previamente cadastrados pelo DTP (Departamento de Transportes Públicos), da prefeitura. Entre os eventos podem estar shows, feiras, congressos, jogos etc.
Enquanto os taxímetros não estiverem aptos a converterem automaticamente o custo da viagem para a bandeira 3, uma tabela deve ser usada para auxiliar taxistas e passageiros.
De acordo com a pesquisa Origem e Destino do Metrô, de 2007 para 2017, houve aumento de 24% no número de viagens de táxis -segundo a companhia, impulsionadas por aplicativos dedicados também aos táxis.
A partir desta quinta-feira (7), os 68 mil taxistas da cidade poderão cobrar pela recém-criada bandeira 3 em corridas na saída de grandes eventos, como shows, jogos de futebol, feiras e congressos.
Nessa modalidade, a tarifa quilométrica – preço do quilômetro rodado – vai sair 30% a mais do que na bandeira 2. A cobrança extra é opcional e o taxista terá que informar o passageiro que a corrida será pela bandeira 3 antes de iniciar a viagem. A portaria criando essa modalidade foi publicada na quarta (6) no Diário Oficial da Cidade.
Em eventos de grande porte, há bolsões de estacionamento para os taxistas, de onde poderá partir a viagem na nova cobrança. Nesse tipo de acontecimento, como há muita procura, os aplicativos de transporte costumam cobrar valor mais elevado, a chamada tarifa dinâmica, que aumenta conforme crescem os pedidos por carros.
A medida foi tomada, segundo a prefeitura, para atender a pedido da categoria. “É uma demanda dos taxistas”, disse o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram. Mas há divergências entre os dois principais sindicatos da categoria.
O presidente do Simtetaxis, Antônio Matias, o Ceará, disse que a entidade discutia essa cobrança com a prefeitura desde 2016. “É um incentivo para os taxistas voltarem a fazer grandes eventos”, afirma. Ele explica: o taxista fica parado no bolsão muito tempo até sair com passageiro, e a tarifa extra seria um incentivo para atender esses locais. Mas o presidente do Sinditaxi, Natalício Bezerra, disse ser contrário à nova cobrança. “O sindicato não pediu e a categoria não quer essa medida da bandeira 3.”
BANDEIRA 3: ENTENDA A NOVA COBRANÇA
Quando e como será cobrada a bandeira 3
- Quando: Poderá ser cobrada em viagens de táxi iniciadas em grandes eventos cadastrados na prefeitura, como jogos de futebol, shows e feiras
- Quanto: A cobrança, opcional, terá valor 30% superior ao da bandeira 2
- Como: Nesse primeiro momento, será feita com tabela. Quando o taxista for aferir seu taxímetro, a bandeira 3 será incluída no aparelho
Como é a cobrança de táxi
Bandeira 1
Das 6h às 20h, de segunda a sábado
R$ 4,50 mais a tarifa de R$ 2,75 por quilômetro rodado
Bandeira 2
Das 20h às 6h, de seg. a sáb., e o dia todo aos domingos
Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa quilométrica da bandeira 1.
Bandeira 3
Viagens iniciadas em grandes eventos previamente cadastrados na prefeitura)
Acréscimo opcional de 30% sobre a tarifa quilométrica da bandeira 2.
Fonte: JornalMetro