CidadeNotíciasSão Paulo

Metrô de SP terá sistema de reconhecimento facial – Saiba mais

Compartilhe essa informação

Objetivo é ‘melhoria e ampliação da segurança operacional’, diz Metrô. Estimativa de custo de projeto é de R$ 69 milhões.
Continua abaixo.

O Metrô de São Paulo irá instalar câmeras que fazem reconhecimento facial, tecnologia que permite a identificação de pessoas por meio de imagens dos rostos. A novidade faz parte da implantação de um novo sistema de monitoramento eletrônico para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Segundo o Metrô, o objetivo é “a melhoria e ampliação da segurança operacional do sistema com o aumento do parque de câmeras”. O edital para a compra deste novo sistema foi lançado no final de junho no Diário Oficial do Estado.

Nele, a companhia usa, como referência de orçamento para o projeto, o valor de R$ 69 milhões. As propostas serão apresentadas por empresas ou consórcios no dia 20 de agosto.

Além das câmeras novas, a compra vai contemplar a elaboração do projeto, o fornecimento, instalação e testes de equipamentos de imagem com alta capacidade para as instalações do Metrô. Hoje, o monitoramento é feito com câmeras analógicas e outras digitais. Nem todas estão integradas aos centros de controle operacional (CCOs), segundo o Metrô.

O novo sistema de monitoramento, além de reconhecimento facial, prevê a identificação e rastreamento de objetos e de áreas invadidas. Ele terá uma autonomia de 30 dias para armazenamento de imagens.

Em uma estação rodoviária de Salvador, uma mulher suspeita de atuar no tráfico de drogas foi presa no dia 13 de julho. De acordo com a SSP-BA, Eliene Santos Correia, 39 anos, é a primeira mulher foragida da Justiça a ser flagrada pela tecnologia. (Foto abaixo)

Fonte: G1

Mulher foi identificada por sistema de reconhecimento facial — Foto: Divulgação/SSP-BA


Compartilhe essa informação