Um trem metropolitano que pode transportar passageiros entre Santos e São Paulo foi testado nesta terça-feira (18) pela primeira vez. Ele saiu da estação da Luz do Metrô, em São Paulo e desceu a serra em direção ao Terminal de Passageiros de Navio de Cruzeiros de Santos. O teste foi concluído com sucesso e o projeto poderá entrar em vigor ainda neste ano.
A ideia, que surgiu em junho do ano passado, é que o trem suba e desça a serra sem problemas e transporte passageiros de São Vicente, Santos e Guarujá até São Paulo e vice-versa. Também está prevista uma parada em Cubatão, antes da Serra, e a integração com o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
“A locomotiva é da CPTM, mas o serviço seria operado pela EMTU. Realizamos o primeiro teste e tudo correu bem, foi um sucesso. A implantação do serviço dependerá dos próximos testes, mas a ideia é que entre em vigor ainda neste ano”,
Outras estações estão sendo estudadas para serem colocadas no trajeto. O preço sugerido também está sendo estudado. A previsão é que a passagem varie entre R$ 15 e R$ 20.
Em contato com a EMTU, não quiseram se pronunciar sobre o assunto. Em nota, a CPTM informou apenas que ‘foi realizada uma viagem técnica para analisar os trilhos para embasamentos de estudos que estão sendo realizados’.
Curiosidade
Em 1º de dezembro de 1996, no cumprimento do programa de desestatização proposto pelo Governo Federal de então, a antiga malha da Santos a Jundiaí foi entregue sob regime de concessão à MRS Logística para a operação de cargas, sendo que a concessionária tem hoje o domínio da ferrovia entre Santos e Rio Grande da Serra. O trecho entre Rio Grande da Serra e Jundiaí ficou sob o domínio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a qual dividiu o trecho, ali operando suas linhas de trens de subúrbio 7 (trecho Jundiaí-Luz) e 10 (trecho Brás-Rio Grande da Serra), com a Concessionária tendo, no entanto, permissão para operar e compartilhar o trecho.
Os trens de passageiros de longo percurso entre Jundiaí e Santos foram extintos em 1996, meses antes da privatização, pelo próprio Governo Estadual. Havia uma extensão regular dos trens de subúrbio até Paranapiacaba, mas esta foi extinta em 2001, transformando Rio Grande da Serra no limite da linha. Neste trecho, sob domínio da Concessionária, apesar da demanda por parte dos moradores da Vila histórica, não há interesse por parte da Concessionária em permitir o retorno do trem de subúrbio, sendo que a Rede Elétrica foi totalmente retirada. No final da Década de 2000, a CPTM tenha instituído um trem turístico quinzenal com destino àquela localidade.
Fonte: G1