Coronavírus: O que se sabe e o que ainda é dúvida sobre o novo vírus que surgiu na China – Saiba mais
Vírus que começou a circular na China é apontada como a variação de uma família já conhecida pelos cientistas. Veja o que se sabe sobre origem, transmissão e sintomas.
Continua abaixo
A nova epidemia de coronavírus já matou 17 pessoas e infectou mais de 500 na China. Relatos da doença foram identificados em ao menos outros oito países: Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura e Arábia Saudita.
No Brasil, o Ministério da Saúde descartou cinco casos suspeitos. Segundo a pasta, os casos “não se enquadram na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
Qual é a origem do vírus?
O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros coronavírus foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.
A variação que está infectando diversas pessoas na China e em outros 6 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.
Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Estas variações foram transmitidas entre gatos e humanos e entre dromedários e humanos.
Onde surgiram os primeiros casos?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes.
Esta epidemia estava atingindo pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar em Wuhan – o que despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção.
Qual animal foi responsável pela transmissão?
Ainda não se sabe qual foi o animal responsável nem como ele transmitiu a doença para os humanos, e nem mesmo se o novo vírus está associado a animais marinhos.
Também não se sabe se as pessoas infectadas ingeriram algum alimento contaminado. Essas informações
Onde ocorreu a primeira morte?
Na China, em 9 de janeiro. Um chinês de 61 anos foi a primeira vítima. O paciente foi hospitalizado com dificuldades de respiração e pneumonia grave, e morreu após uma parada cardíaca. Naquele momento, 41 pessoas já haviam se infectado.
Que medidas foram adotadas para evitar a proliferação do vírus?
Ao menos três localidades chinesas suspenderam a circulação do transporte público, uma medida para tentar evitar que o vírus se espalhe. Todas estão na província de Hubei.
Fonte: G1