CidadeNotíciasSão Paulo

Metrô e CPTM prorrogam prazo de testes com pagamento de tarifa via QR Code – Saiba mais

Compartilhe essa informação

Projeto-piloto que terminaria nesta sexta-feira (25) continuará valendo até o dia 2 de dezembro em sete estações da CPTM e do Metrô.
Continua abaixo

Os usuários da CPTM e do Metrô de São Paulo continuarão utilizando o pagamento de tarifa dos bilhetes com QR Code. Os testes do projeto-piloto foram estendidos até o dia 2 de dezembro. Os testes começaram em 3 de setembro e estavam previsto para terminar nesta sexta-feira (25).

Os bilhetes com essa tecnologia continuam valendo somente para um dos modais, CPTM ou Metrô, sem a opção de integração. Segundo informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), já foram vendidos 281 mil bilhetes na nova modalidade.

Desse total, quase 93% foram comprados em bilheterias, 5,5% em máquinas de autoatendimento e 1,5% no aplicativo VouD. No Metrô, a estação com maior número de vendas foi a Paraíso, da Linha 1-Azul, com 47 mil bilhetes; na CPTM, a Dom Bosco, da Linha 11-Coral, com 43 mil.

A STM recomenda que os usuários que compraram o bilhete com QR Code impresso utilizem o ticket o mais rápido possível para evitar sua deterioração.

O Projeto

O projeto piloto foi iniciado dia 3 de setembro com vendas inicialmente das 9h às 16h. A partir do dia 21 outubro a venda foi ampliada para todo o horário de operação. Um sistema parecido foi testado na estação Tamanduateí da Linha 10-Turquesa em outubro de 2016.

O piloto está disponível nas estações de trem Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade). No metrô, os testes estão disponíveis nas estações São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (Linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha), Capão Redondo, Giovanni Gronchi e Largo Treze (Linha 5-Lilás).

São dois bloqueios por estação que fazem a cobrança via QR Code.

No Metrô, o funcionamento é de domingo a sexta-feira das 4h40 à meia-noite, e aos sábados das 4h40 à 1h da manhã do domingo. No caso da CPTM, a operação é de domingo a sexta-feira das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h de domingo.

Na Linha 5-Lilás, operada pela concessionária ViaMobilidade, desde a última segunda-feira (21), a opção é oferecida durante todo o horário da operação – domingo a sexta-feira das 4h40 à 00h e sábado das 4h40 à 1h.

O que são QR Codes?

É um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

No caso das catracas da CPTM e Metrô, o QR Code é decodificado no momento de sua leitura e realiza a liberação da catraca.

Fonte: G1


Compartilhe essa informação