Esse artigo é original e exclusivo para o Movimento Bem Estar Noroeste.
Uma avalanche de informações
Há poucos anos tínhamos poucos meios de informação e comunicação (emails, sites e blogs).
Após o advento dos Smartphones deu inicio a uma avalanche de Aplicativos de comunicação, entre eles: Facebook, Youtube, Instagram, Twitter, SnapChat, Telegram, Spotify, WhatsApp, etc.
Quem seguir?
Em um mundo onde “todos” podem ter voz, existe o Whindersson Nunes (até o momento o You Tuber com mais de 22 Milhões de inscritos) que ficou famoso gravando vlogs de humor com uma câmera simples. Existem milhares de canais, centenas de temas, etc. Alguns extremamente bem produzidos e outros apenas tentando seguir o sucesso do Whindersson.
Dicas para eleger suas referências de informação:
- Referência de Mercado que produza conteúdo de desenvolvimento pessoal, exemplo um grande empresário ou professor.
- Credibilidade e confiança nas informações publicadas.
- Em caso de Jornais e Revistas, veja se a fonte não é ligada a Políticos ou Partidos. Isso poderá influenciar a tendência das informações apresentadas.
- O conteúdo ajuda a você a crescer como pessoa? Caso a resposta seja não, ainda está seguindo (acessando) por que?
- O conteúdo te faz refletir ou te deixa feliz, isso é ótimo. Caso te deixe triste evite acessar o conteúdo.
Sua curtida/inscrição vale muito, só siga ou se inscreva se o conteúdo da página ou canal tenham a ver com você, sugiro em caso de páginas ou canais novos, analise pelo menos as 5 ultimas publicações.
Hoje o facebook é a maior empresa de comunicação do mundo e não publica nada. Além do Facebook a empresa é dona do Instagram e WhatsApp. A genialidade está em prover espaços para as pessoas publicarem o que quiserem (claro há algumas regras) e ganhar com anúncios entre as publicações de seus amigos, familiares e páginas. A média de exibição de anúncios é de 8 a 10 publicações para uma propaganda aparecer no Facebook e Instagram.
O facebook é a maior empresa de comunicação do mundo e não publica nada
Siga menos, veja mais
Pode parecer incongruente, mas se você seguir muitas páginas e se inscrever em muitos canais, você irá receber menos de cada uma, principalmente no Facebook.
No Facebook lembre-se que o conteúdo das páginas irão ser exibidos entre o conteúdo de seus amigos e familiares. Se você curtir muitas páginas o Robozinho do facebook irá entregar menos conteúdo das páginas. Ou seja só curta se você realmente gosta do tipo de conteúd apresentado.
Aproveitando, curta minha página 🙂 : Danilo Águia, curta aqui >>>
Como ver tudo da sua página Favorita no Facebook (boa parte do conteúdo pelo menos)
Acesse a sua página favorita, aquela que você não pode perder nada.
Clique na opção “Seguindo” e escolha a opção Ver Primeiro.
Dessa forma você verá cerca de 9 publicações diárias em destaque das suas páginas favoritas.
Como ver tudo de seu Canal Favorito no You Tube
Vá até o seu canal favorito e clique no Sino que está ao lado do número de inscritos. Isso fará o Youtube enviar uma notificação em seu aplicativo e por email assim que o canal publicar um novo vídeo.
Cuidado com a Bolha de Conteúdo
A maioria das redes possuem algoritmos ou “robozinhos” que vão te mostrar mais e mais do tipo de conteúdo que você gosta. Você pode até descobrir páginas e canais interessantes, mas o grande problema é você esquecer que existem outros pontos de vista. Vou dar um exemplo com time de futebol, mas pode ser religião, política, estilo músical, etc.
Exemplo que você pode testar: Suponho que você possui um tema que goste mais, exemplo futebol. Vamos imaginar uma pessoa que torce para o Corinthians.
Essa pessoa raramente gostaria de ver uma notícia sobre o treino do Palmeiras, mas com certeza gostaria de ver uma piada do rival. As redes sociais aprenderam isso 😉
Elas querem que você fique horas e horas rolando a tela, então farão o possível para agradar você, mostrando mais e mais dos seus gostos. No caso de times de futebol até não vejo problema. Mas isso é um perigo em caso de política.
No período de eleição, o ideal é você ouvir os vários candidatos.
Você pode até descobrir páginas e canais interessantes, mas o grande problema é você esquecer que existem outros pontos de vista
Estabeleça Horários
Como citei acima, as redes sociais querem que você fique o dia inteiro rodando a tela, assistindo etc.
Você precisa estabelecer períodos para consumir o conteúdo, dessa forma não perdendo o seu tempo que é muito precioso.
Exemplo: 15 minutos após o almoço. Você responde a mensagens no Whats, Facebook, etc.
As redes sociais podem “roubar” horas valiosas e você perder momentos incríveis de sua vida.
Descubra quem é o dono/administrador da Página ou Canal e evite:
- Manipulação Religiosa
- Manipulação Política
- Manipulação Ideológica
Hoje nossa rede de páginas somam mais de 60 MIL seguidores focados no Bairro Jaraguá que fica na região Noroeste de São Paulo. O nosso objetivo é puramente empreendedor e trabalhamos para crescermos de forma sustentável e independente de partidos políticos.
Existem outras páginas grandes em minha região, infelizmente boa parte delas ligadas a partidos ou Políticos. Porque digo infelizmente: Alguns donos/administradores já tentaram cargos políticos (ou vão tentar), são ligados a partidos e ao menos duas são bancadas por vereadores, sempre manipulando a informação a favor do chefe.
O assunto é complexo, mas resumindo: Siga menos páginas/canais, escolha os que oferecem melhor conteúdo e veja mais conteúdo de qualidade em suas redes.***