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A Companha Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende retirar de circulação ainda este ano, as últimas unidades dos trens da série 1700. Atualmente essa frota opera na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí).
A baixa operacional desses trens não é nenhuma novidade, já que a Linha 7-Rubi têm recebido os novos trens da série 9500, fabricados pela sul-coreana Hyundai Rotem. Essa nova frota faz parte do lote de 65 novos trens que a CPTM encomendou para substituir a frota operacional antiga.
Para o fãs da Série 1700 que achavam que os trens continuariam operando na extensão da Linha 7 Rubi (Francisco Morato – Jundiaí) até o segundo semestre de 2019, trago más noticias.
A CPTM, pretende tirá-los da operação até o final do mês de junho de 2019. Ainda não foi decidido se terá um evento “despedida” de acordo com a CPTM.
Para a população em geral, finalmente poderão usar trens com ar-condicionado.
Veja um pouco da história do trem da Série 1700
Encomendados pela CBTU em 1986, os trens da Mafersa foram bem recebidos na época em quem chegou em São Paulo, pois eram robustos, potentes e de fácil condução.
Pela CBTU, as 25 unidades circularam entre os anos de 1987 e 1992, quando a CPTM assumiu a operação dos trens metropolitanos em São Paulo. Na época, todas as unidades estavam em circulação, e em perfeito estado de conservação.
Em 1999, a CPTM assinou uma série de contratos para reforma e modernização dos trens da série 1700, e as composições receberam os devidos cuidados na época.
Atualmente, restam poucas unidades em operação, sendo que em grande parte, os trens operam na extensão operacional da Linha 7-Rubi, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí.
Fonte: Diario da CPTM