JaraguáNotíciasPerusPiritubaSão PauloTaipasZona Norte

CPTM unifica operação das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa a partir de terça (4/05)-Saiba mais

Compartilhe essa informação

A CPTM anunciou nesta sexta-feira, 30, o lançamento do “Serviço 710”, viagens entre Jundiaí e Rio Grande Serra sem necessidade de troca de trens. Trata-se na prática da unificação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que passarão a operar com viagens ininterruptas, ou seja, deixando de utilizar a estação Brás como terminal de ambas.

O novo serviço começará a funcionar na terça-feira, 4 de maio, em toda a operação comercial, incluindo fins de semana e feriados.

Ao todo, a nova “super linha” terá quase 100 km de extensão e 31 estações. A CPTM estima que a viagem de ponta a ponta levará 2 horas e 8 minutos e promete reduzir os intervalos entre os trens com a integração operacional.

“Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.

Além do serviço em todo o trajeto, a companhia também fará um loop operacional entre Francisco Morato e Mauá nos horários de pico, com intervalo médio de 6 minutos.
A fusão das duas linhas era motivo de rumores nas últimas semanas, mas não parecia fazer sentido já que os planos do governo Doria são de conceder a Linha 7-Rubi no projeto do Trem Intercidades para Campinas, separando o ramal da rede da CPTM.

Em documentos oficiais da companhia, inclusive, a Linha Rubi deixará de atender a Luz quando for assumida pela iniciativa privada. Agora, com o novo serviço, não se sabe se a atual gestão mudou de ideia e planeja outra solução de mobilidade para esse eixo ou se no futuro o “Serviço 710” acabará.
.
Fonte: Diario dos Trilhos


Compartilhe essa informação