Sem categoria

Racismo contra pessoas indígenas no Jaraguá

Compartilhe essa informação

Em um Bairro extremamente “misturado” é inconcebível qualquer categoria de Racismo, mas isso é mais comum do que talvez você possa imaginar.

A palavra Racismo é geralmente associada ao preconceito contra Pretos, mas a palavra possui um significado mais amplo, veja a explicação:

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.

No primeiro protesto desse ano, os Guaranis do Jaraguá haviam fechado parte da Estrada Turística, o que gerou revolta em alguns moradores do bairro, e não pensem que somente pessoas “humildes” fazem comentários Racistas, mas também empreendedores conhecidos e famosos fizeram piadinhas de cunho preconceituoso naquela época. Os mais comuns: “Como Índio tem Celular?”, “Como Índio tem Nike?”, “Aqueles Índios Cachaceiros!”, e vai piorando. Comentários que nitidamente querem inferiorizar o povo Guarani.

O Nível do Preconceito é tanto, que durante uma transmissão Ao Vivo (15/09/17) que eu fiz na manifestação do povo Guarani no Pico do Jaraguá um homem comentou: ÍNDIO QUE TEM CELULAR USA DROGA TEM CARRO E AINDA QUER TANTA TERRA PARA QUÊ SE NEM ORIGINÁRIOS DO JARAGUÁ SÃO.” Na mesma frase discurso de ódio e preconceito.

Veja mais um comentário de ontem: Parabens aos índios que querem fazer protesto acabando com o pico e depois querem ter direitos tem que sumir todos de la, já fecharam o pico quem precisa de chegar em casa pq trabalha estuda Nei pode pq um bando de vagabundos tacos fogo no pico e depois quer ter direitos”Contextualizando: Houve uim incêndio no Pico do Jaraguá mas foi no lado oposto de onde estava havendo a manifestação. A Estrada Turística estava totalmente liberada sem transito algum (eu mostro no vídeo), o que eles fecharam foi apenas a subida para as torres do pico do Jaraguá.
Percebo que por trás dos comentários há a clara intenção de inferiorizar o Povo Guarani como se eles fossem uma subespécie, um animal que não tivessem o direito de se vestir e andar como bem-quiserem.
Eu aconselhei inclusive no vídeo que os Guaranis alvos desses ataques comecem a processar pessoas que fazem comentários de ódio e racistas através das redes sociais, afinal você até pode falar o quer, mas responderá pelo que falar, e isso pode custar milhares de Reais para os comentaristas racistas de plantão. Já que a educação não veio do berço, ao menos que doa no bolso. 


Compartilhe essa informação