Bem EstarBrasilJaraguáNotíciasSão PauloSaúde Pública

São Paulo prorroga campanha de vacinação contra sarampo até 31 de agosto – Saiba mais

Compartilhe essa informação

Vacinação estava prevista para terminar nesta sexta-feira (16), mas aumento no número de casos e baixa cobertura vacinal do público-alvo motivou adiamento.
Continua abaixo

A Prefeitura de São Paulo decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra sarampo para jovens de 15 a 29 anos e bebês de 6 meses a um ano de idadeaté o dia 31 de agosto. A recomendação é de que todos que estão no público-alvo se imunizem, independentemente de já terem tomado as duas doses da vacina anteriormente.

A decisão de prorrogar a campanha, que estava prevista para terminar nesta sexta-feira (16), se deu por conta da baixa cobertura vacinal no público-alvo e do aumento do número de casos da doença.

A campanha começou na capital no dia 10 de junho. Mas até esta quinta-feira (15), a cobertura só atingiu 35,4% dos jovens de 15 a 29 anos e 41,3% dos bebês de 6 meses a um ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O estado de São Paulo teve aumento de 36% dos casos da doençaapenas na última semana. Dos 1.319 casos confirmados, 997 se concentram na capital, o que representa 75,5%.

Desde o início da campanha, a vacina está sendo oferecida nas Unidades Básicas de Saúde e em postos volantes montados em áreas de grande circulação como estações de trens, metrô e terminais de ônibus, além de creches, escolas e universidades.

Explosão de casos em São Paulo

O número de casos de sarampo em São Paulo em 2019 já é o maior registrado em duas décadas, segundo dados da secretaria. Durante muito tempo, apenas casos pontuais e importados de outros locais foram registrados no estado. Desde a década de 90, os registros só ultrapassaram a casa do milhar em 1997, quando um surto da doença provocou 23,9 mil casos.

Fonte: G1


Compartilhe essa informação