CidadeNotíciasSão Paulo

Criança morre com suspeita de meningite em Caieiras- Saiba mais

Compartilhe essa informação

Menina faleceu no último sábado (10); A Prefeitura realizou a higienização da escola em que ela estudava e medicou outros alunos.
continua abaixo

Uma criança morreu no último sábado (10) com suspeita de meningite, em Caieiras, na Grande São Paulo. O caso foi confirmado pela Prefeitura de Caieiras que ainda investiga a causa da morte.

A menina estudava na EMEMI Alfeu de Marco, em Caieiras. Após o falecimento, a Secretaria de Educação acionou a Vigilância Epidemiológica do município que higienizou a escola para evitar o contágio. Além disso, os alunos que frequentavam a mesma turma que a menina e os funcionários que tinham contato mais próximo com ela foram medicados.

Nesta quinta-feira (14), a Vigilância Epidemiológica organizou uma reunião com os pais dos alunos para esclarecer o ocorrido.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018 foram registradas 1.072 ocorrências de doença meningocócica no Brasil e 218 mortes. Em 2017, no mesmo período, foram 1.138 e 266, respectivamente.

Meningite

A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central. Existem três formas da doença: bacteriana, tuberculosa e viral. A tuberculosa é a única que não é transmissível.

As meningites bacteriana e viral podem ser transmitidas quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou pelo contato com barras de apoio dos ônibus, por exemplo.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, febre e confusão mental.

Fonte: G1


Compartilhe essa informação