CidadeCultura e LazerJaraguáNotíciasPerusPiritubaSão PauloSaúde PúblicaTaipasZona Norte

Cratera perto de Parque Pinheirinho D’Água, provoca rachaduras nas casas, apontam moradores-Saiba mais

Compartilhe essa informação

Um buraco que já virou cratera pode estar causando rachaduras nas casas dos moradores de um condomínio no entorno do Parque Pinheirinho, no Jaraguá.

A cratera tem pelo menos 30 metros de comprimento e 10 metros de profundidade, começando no parque. Ela invade a calçada e atrapalha quem precisa passar pela Avenida Amador Aguiar.

No local há um barranco com muito material acumulado como sofá, estacas de madeira, pneus e demais entulhos que parecem ter sido recentemente descartados. O solo ao redor desaba facilmente. A presença de pneus facilita o acúmulo de água e a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável por causar doenças como dengue, zika e chikungunya.

No condomínio em frente à cratera, o telhado da varanda de uma casa cedeu. “Se tivesse alguém aqui, seria fatal”, diz o morador. Na casa ao lado, a rachadura abriu tanto que é possível colocar três ou quatro dedos no buraco. Outro morador colocou massa no vão da rachadura. Os moradores acreditam que os problemas foram causados pela cratera do outro lado da rua, que abala a estrutura das casas.
Com o passar do tempo, a cratera aumentou e levou até a grade que cercava o parque. A Defesa Civil esteve no local e colocou blocos de concreto no local. “Só promessas, ninguém vem arrumar. Já jogaram até moto aí”, diz uma moradora.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que contratou o projeto estrutural e de drenagem para contenção da erosão e que até outubro, a licitação para a contratação das obras estará publicada. Mas não informou uma data para o início das obras.

Quanto ao lixo na cratera, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente falou que faz a limpeza periódica do local que, infelizmente, se tornou um depósito de entulho. E que este problema só será totalmente sanado com as obras de contenção da erosão.

A reportagem do Bom Dia SP perguntou sobre as casas danificadas dos moradores do entorno do parque, mas até agora, não tivemos nenhuma resposta.
.
Fonte: G1

.

Noticias e informações da Região, aperte aqui >>> https://www.instagram.com/portaljaragua/


Compartilhe essa informação