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Fogo na Lotação, o que está por trás?

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Fogo na Lotação, o que está por trás?

No dia 04/07/23, uma lotação pegou fogo por volta das 11:30, perto do Assaí Atacadista, em frente ao posto de combustível Fit. do outro lado da Av. Raimundo Pereira de Magalhães.

Eu vou chamar isso de “Incidente”. Até agora, não há informações indicando que alguém tenha iniciado o incêndio.

Importante: não há informações de pessoas feridas.

É exatamente aqui que entra a causa mais provável: falta de manutenção, que pode ter causado um curto-circuito ou até mesmo superaquecimento do motor. Isso pode acontecer eventualmente, mas geralmente com veículos que não recebem manutenção regularmente.

Desde uma simples troca de óleo até a manutenção de peças desgastadas e ressecadas.

Para apoiar meu argumento, vamos lembrar que nossa região tem um histórico de acidentes, por milagre não resultando em mortes.

Só em 2022, houve pelo menos dois acidentes causados por falta de freio: um na Estrada das Taipas e outro próximo a uma feira na Cantídio Sampaio. Eu pessoalmente fui lá conferir e deixarei o vídeo abaixo.

@portaljaragua @daniloaguiapro #taipas #pirituba #perus #picodojaragua ♬ som original – Portal Jaraguá

Eu acredito sinceramente que o incêndio de hoje está diretamente ligado à falta de manutenção. Pense comigo: se o freio, que é um item primordial de segurança, já causou acidentes graves em menos de um ano, imagine a situação da vistoria do sistema elétrico.

Minha amiga, meu amigo, todo veículo precisa de manutenção, em especial que andam em vias cheias de buraco, com o tempo as peças e equipamentos vão soltando, vão ressecando.

Além disso, infelizmente, há uma parcela de motoristas EXTREMAMENTE imprudentes. Vale lembrar de um acidente grave ocorrido na Estação do Jaraguá, por volta das 06h, no dia 02/03/22, quando duas lotações colidiram porque um dos motoristas não respeitou a sinalização. Veja a matéria aqui > https://daniloaguia.com.br/02/03/2022/acidente-na-estrada-das-taipas-em-frente-a-caixa-economica-jaragua/

Pode ter certeza, que no final, quem sofre é o morador que depende do transporte público.

O que podemos fazer: Não tem muitas opções, mas ao menos podemos denunciar no 156.

Veja as informações que constam no site da Prefeitura:
*********** Início do conteúdo do site da Prefeitura de São Paulo ******************************

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES PARA DENUNCIAR

  • Número da linha do ônibus;
  • Data e horário da ocorrência;
  • Sentido do ônibus;
  • Local da ocorrência;
  • Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus. Veja um exemplo na imagem abaixo).

ATENÇÃO!

Informar no formulário o endereço onde o fato aconteceu.

PRAZO MÁXIMO

20 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico:

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:

1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui;

  1. Sua solicitação será analisada pela  equipe da SPTrans;
  2. Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
  3. Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

Telefônico:

  1. Ligue 156 e relate a ocorrência;
  2. Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
  3. Sua sugestão será analisada pela equipe da SPTrans;
  4. Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

LEGISLAÇÃO

Regulamento de Sanções e Multas – RESAM – Portaria nº 087/2018 SMT.GAB. (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S.A. – SPTrans.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando  não receber a resposta no prazo definido pelo Portal SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 13/04/2023
*********** Fim do conteúdo do site da Prefeitura de São Paulo ******************************

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